CONSULTORIA ORGANIZACIONAL

Sua estrutura esta adequada para o tamanho dos seus desafios?

As várias funções que constituem uma organização são sempre permeadas pela interação de pessoas, e a organização nunca pode escapar aos aspectos humanos nela existentes. Enquanto as organizações forem como redes formadas por pessoas, haverá processos humanos entre elas. Quanto melhor esses processos são percebidos e compreendidos, maiores são as oportunidades de encontrar soluções para os problemas e promover o desenvolvimento da organização. Esta transformação dependerá principalmente do desejo do cliente podendo ser facilitada pelo serviço de consultoria.

Consultoria organizacional é, então, assistir o cliente nas suas necessidades, identificando problemas, decidindo que forma de ajuda se faz necessária, diagnosticando e implementando programas de ação ou mudanças concretas na cultura empresarial, enfim, apoiando a organização no cumprimento de sua missão.
Consultoria visa preparar profissionais para o exercício, com competência e ética, das atividades do cotidiano organizacional, fortalecendo as empresas através do aprimoramento e desenvolvimento de habilidades dos seus talentos humanos.

Além disso, a Consultoria tende a ter mais aceitação para atuar nos vários níveis da organização por não estar inserida na estrutura formal de poder. Pode correr certos riscos de dizer e propor ações que o agente interno não pode, não deve ou não deseja. Se reconhecidamente idônea, com suporte estrutural, científico e técnico, tenderá a maior imparcialidade diante das realidades sócio-técnicas, o que facilita e enriquece o trabalho.

Principais serviços do Departamento de Consultoria Organizacional:

  • Desenvolvemos programas de redução de custos;
  • Elaboramos planejamento orçamentário da instituição;
  • Identificamos o ponto de equilíbrio da empresa cliente para propiciar um melhor controle das despesas e receitas;
  • Implantamos programa de gerenciamento onde todos participam ativamente do processo de otimização da organização;
  • Desenvolvemos e/ou aperfeiçoamos sistemas de informações em todos os setores;
  • Definimos atribuições e funções de cada colaborador na estrutura organizacional;
  • Efetuamos treinamento “In Loco” de todos os funcionários da empresa cliente;
  • Aplicamos questionários e realizamos entrevistas para identificar o nível de motivação, o comprometimento, a cooperação, os problemas e as soluções de melhorias com todos ou com um número representativo de colaboradores;
  • Otimizamos o quadro funcional da organização dentro da sua real necessidade;
  • Definimos a informatização dos processos da empresa, através de terceirização, ou utilizando o programador da própria empresa cliente;
  • Assessoramos a direção e gerência na tomada de decisões;
  • Elaboramos o manual de normas e procedimentos da empresa cliente.